Home Hardware Fontes de Alimentação Cooler Master Silent Pro Gold 600W

A Cooler Master tem-nos conseguido impressionar com os seus produtos mais recentes, dotados de uma boa qualidade de construção, bons resultados e acima de tudo conseguindo sempre atingir o publico alvo de uma forma muito eficaz. Desta feita, depois da HAF-X e do V10 terem conseguido resultados quase excelentes nas nossas análises, eis que a Cooler Master volta a marcar presença neste espaço.

A Silent Pro Gold de 600W é uma fonte modular cheia de novas tecnologias desenvolvidas pela marca para conseguir um produto compacto, silencioso, económico, organizado e potente o suficiente para nos satisfazer a todos os níveis. Vamos testar a sua funcionalidade e o seu ruído averiguando assim se a Cooler Master conseguiu o objectivo pretendido. Certificada pela 80plus.org com o ouro, esta fonte promete!

Embalagem e conteúdo
A Silent Pro Gold faz-se transportar numa massiva caixa dourada e preta com algumas inscrições que chamam logo a atenção. Além do logótipo da marca e do modelo da fonte logo no topo da caixa, a Cooler Master adicionou também várias informações no fundo desta para que possamos ter a noção do que estamos a comprar.

As três tecnologias novas estão em local de destaque assim como as especificações e os gráficos de eficiência e ruído da fan. Na parte lateral, podemos ver que a marca oferece uma garantia de 5 anos o que nos leva a concluir que têm plena confiança na qualidade que estão a inserir no mercado.

Depois de aberta a caixa e retirado o conteúdo, a Cooler Master envia juntamente com a fonte em si o já habitual manual de instruções e todos os acessórios necessários à instalação da Silent Pro Gold.

Tanto a fonte como os cabos adjacentes vêm muito bem protegidos na caixa por várias placas de esponja dura. Além disso, podemos também contar com um pequeno estojo onde podemos guardar todos os cabos da fonte que não estivermos a necessitar ou até mesmo para facilitar ao transporte do hardware.

Em Detalhe
A Silent Pro Gold, tal como o nome indica, vem com acabamentos a dourado, imitando ouro que conferem à fonte um design único e muito subtil. A complementar tais acabamentos está um fundo em preto fosco destacando as letras brancas do modelo na lateral que vão decerto ficar uma maravilha no fundo de qualquer caixa e no meio do nosso hardware.

Especificações

Model: RS-600-80GA-D3
Type: Intel Form Factor ATX 12V V2.3
SSI Form Factor EPS 12V V2.92
Dimensions: (W / H / D) 150 X 160 X 86 mm
Input Voltage: 90-264Vac (Auto Range)
Input Current: 7 – 3.5A
Input Frequency Range: 47-63Hz
PFC: Active PFC (0.99)
Power Good Signal: 100~500ms
Hold Up Time: >17ms
Efficiency: 90% typical
MTBF: >100,000 hours
Protection: OVP / UVP / OCP / OPP / OTP / SCP
Output Capacity: 600W
Max. Output Capacity: 720W
Operation Temperature: 0~40°C (Nominal Input Voltage)
Regulatory: CE / FCC / UL / TUV / C-Tick / GOST /
BSMI / CCC / KCC
Fan: 120mm Ultra Silent Fan
Certifications: SLI / CrossFire / 80 Plus Gold
Connector: M/B 20 + 4 pins x 1
CPU 4 + 4 pins x 1
PCI-e 6+2 pins x 2 / PCI-e 6 pins x 2
(One PCI-e 6+2 pins connector extends to one PCI-e 6 pins connector)
SATA x 9 / Peripheral 4 pins x 4
Floppy 4 pins x 1

Em Detalhe
A Silent Pro Gold possui um design glamoroso, compacto e dotado de um esquema de cores que visa fazer entender a sua importância e a destaca das restantes fontes de alimentação. A cor dourada predomina sobre o preto e encaixará bastante bem em qualquer sistema e em qualquer caixa. A Cooler Master aplicou um leque de várias novas tecnologias na concepção desta fonte conseguindo assim aumentar a eficiência reduzindo o tamanho e o nível de ruído provocado pela fan incorporada.

Hybrid Transformer:
Transformador especialmente desenhado para aumentar a eficiência e diminuir o aquecimento. O transformador foi desenhado juntamente com o dissipador conseguindo assim reduzir o tamanho em 25% face aos transformadores tradicionais, reduzindo o consumo de energia enquanto o calor é dissipado. Tal aspectos ajudam bastante na eficiência global da fonte.

HTT – Heat Transfer technology:
O design em “L” do dissipador ajuda em muito a condução do fluxo de ar aumentando assim a sua circulação aumentando a performance.

Hyper Path:
Esta tecnologia permite uma conexão super eficiente entre o transformador e os restantes componentes da fonte de alimentação através da transferência directa da energia sem qualquer perdas no processo.

Single 12 V Power Rail:
Com apenas uma saída de 12V, esta produz potência suficiente mantendo-se resistente o suficiente a qualquer tipo de excesso de tensão.

Double-Layer EMI Filter:
Dupla camada que impede qualquer tipo de interferência electromagnética e, além disso, reduz também o ruído produzido dentro do equipamento.

Intelligent Fan Speed Control:
A Silent Pro Gold faz uma gestão óptima da velocidade da fan de 120mm podendo assim ajudar a manter um ambiente silencioso em qualquer circunstancia.

Multiple Protection Design:
A Cooler Master introduziu todo o tipo de protecções e seguranças nesta gama de fontes de alimentação oferecendo assim Over Voltage Protection (OVP), Under Voltage Protection (UVP), Over Power Protection (OPP), Over Temperature Protection (OTP), Short Circuit Protection (SCP) and Over Current Protection (OCP).

A Cooler Master junta também a toda esta nova tecnologia, 5 anos de garantia, o que demonstra que confia plenamente no material que produz e que põe à disposição dos consumidores.

Testes

Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação pois o melhor será passarmos para o único parâmetro cujo teste está ao nosso alcance, a quantidade de ruído produzido.

Ruído
Sendo um produto a que a Cooler Master chama de silencioso, a Silent Pro Gold deverá corresponder ao esperado e debitar poucos dB em ambas as etapas da sua utilização. A fan de 120 que incorpora a fonte é sem dúvida silenciosa e, para comprovarmos o gráfico que a marca exibe na própria caixa e merchandising do equipamento procedemos à medição desse mesmo ruído através de um equipamento especializado.

Os valores medidos andam muito próximos dos valores anunciados no gráfico acima sendo que em idle, a fonte debita cerca de 23dB e em full load aproxima-se muito dos 38dB. Fica então provado de que esta fonte realmente é capaz de oferecer silêncio a quem lhe dá o devido valor e faz tal aquisição a pensar nesse factor.

Conclusão
Aliando uma eficiência de topo a um nível de ruído muito baixo a Cooler Master conseguiu nesta fonte algo de que se pode orgulhar. A Silent Pro Gold é sem sombra de dúvida uma gama de topo que oferece o melhor que uma fonte de alimentação pode dar ao utilizador. Esteticamente muito apelativa e com um sistema modular de manejo fácil, este é um produto que prima pela subtileza e pela fidelidade e ficámos impressionados com toda a nova tecnologia que nela vem implementada para nossa segurança e do nosso computador.

Como pontos menos fortes destaco a qualidade de construção dos cabos e o facto de não estarem sleevados dá um aspecto de pouca durabilidade, no entanto, no que diz respeito à flexibilidade dos mesmos, podemos dormir descansados depois da montagem de um sistema com esta fonte pois os cabos são finos e de fácil passagem em quase qualquer buraco do nosso chassis.

Despeço-me agradecendo à Cooler Master por nos ter cedido este sample para análise e prometendo outras novidades neste campo das fontes de alimentação que tão importantes são no nosso dia a dia e, invocando o tempo de crise em que vivemos actualmente, onde toda a poupança na factura da electricidade ao fim do mês faz certamente a diferença!

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos