Home Hardware Caixas Cooler Master HAF X

Acerca da marca

Fundada em 1992, a  Cooler Master é uma marca muito conhecida pelas suas caixas, fontes de alimentação, dissipadores e tantos outros produtos. Sediada em Taiwan, a Cooler Master também é a solução OEM de dissipadores para muitas daquelas marcas que vemos todos os dias tais como a NVIDIA, a AMD e a EVGA. A empresa tem-se expandido para outros tipos de mercado e como resultado disso, a Cooler Master deu origem à CM Storm que tem como objectivo visar a comunidade gamer com os seus produtos!

Introdução

A gama High Air Flow (HAF) da Cooler Master já está entre nós desde 2008, ano em que foi feito o lançamento da Cooler Master HAF 932 que tanto furor fez no mercado dos entusiastas pelo seu tamanho, boa construção, refrigeração e pela nova tecnologia apresentada. No entanto, o que em 2008 era considerado inovação indiscutível é, nos dias que correm, banal em praticamente todas as caixas. Foi por isso que a Cooler Master pôs mãos à obra e, com o objectivo de atingir novamente a vanguarda no que a caixas diz respeito, criou mais um modelo da gama HAF, a HAF X que o Lilireviews vos apresenta!

Especificações

Cor: Preto
Material: Plástico e Ferro
Dimensões: 230 x 599 x 550 mm
Peso: 14.35 kg
Tipo: M-ATX / ATX / E-ATX / GIGABYTE XL-ATX
5.25″ Drive Bay: 6
3.5″ Drive Bay: 5
2.5″/3.5″- SATA HDD Drive Bay: 2 (convertidos a partir das drives de 5.25’’)
Painel I/O: USB 3.0 x 2,USB 2.0 x 2, IEEE 1394a x 1, e-SATA x 1, Audio x 1, Mic x 1,
Slots de expansão: 9

Sistema de refrigeração:
Frontal:230 x 30 mm com LED vermelho
Topo:200 x 30mm fans x 2 (uma opcional)
Lateral:200 x 30mm fan x 1
Traseira:140 x 25mm fan x 1
VGA Fan Duct:120 x 25 mm or 120 x 38 mm fan x 1 (opcional)
VGA Holder:80 x 15 mm fan x 1 (opcional)

Fonte de alimentação: Standard ATX PS2 (opcional)
Compatibilidade máxima: comprimento máximo da placa gráfica: 342.0mm
Altura máxima do dissipador do CPU:190.0mm

Primeiras Impressões

A Cooler Master HAF X faz-se transportar no interior de uma caixa pouco maior que o seu tamanho, o que deixa relativamente pouco espaço para material extra em torno da mesma mas, mesmo assim, a HAF X vem muito bem acomodada!

A caixa exterior conta com a ilustração do logótipo criado exclusivamente para o modelo X da versão HAF, bem conseguido e colorido em prateado que nos consegue dar uma sensação de relevo muito agradável. Além deste, a embalagem conta também com uma imagem da HAF X, mostrando toda a sua imponência! Já na parte traseira da embalagem podemos visualizar em detalhe todos os pormenores e acessórios que acompanham a HAF X.

Os acessórios que podemos encontrar depois de desembalar-mos a caixa são um pequeno livro de instruções multi linguistico encontrado já no interior da HAF X, parafusos, as quatro rodas opcionais, várias cintas, uma extensão do cabo de alimentação de 8 pinos, suporte para VGA e um cabo especial com a função de converter USB 3.0 para USB 2.0.

Olhando para a HAF X propriamente dita, podemos concluir que a Cooler Master fez um excelente trabalho quando decidiu manter o design industrial e agressivo que criou tendo como base um tank de guerra e, optando por cores escuras e por uma estrutura maioritariamente recta chegam até nós com uma caixa visualmente muito apelativa que não deixa ninguém indiferente!

Na parte traseira da HAF X podemos ver 3 acessos tapados com uma fina camada de borracha que servem para passar 2 tubos de 5/8’’ até um radiador previamente montado no topo da caixa. O terceiro acesso poderá servir para a passagem de cabos vindos do interior da caixa para o painel traseiro, como tem de acontecer no caso dos conectores USB 3.0 do painel I/O. É sem dúvida uma solução um tanto estranha mas a Cooler Master já comunicou que, logo que exista uma solução para esse problema, a todos os proprietários de uma HAF X virá a ser facultado todo o material e apoio para que o possam resolver.

Ainda na parte traseira da HAF X, o que salta a vista e que se revela numa mais valia muito grande são as tampas dos slots de expansão. A Cooler Master não tem 7 nem 8 mas sim 9 tampas, o que nos dá a possibilidade de ter até 4 placas HD5870 ou 4 GTX480 montadas ao mesmo tempo fazendo da HAF X uma caixa de topo para os entusiastas!

Para que tal aconteça sem que os nossas portas PCI express sofram muito com isso, a HAF X tem um acessório de alta qualidade que nos permite suportar o peso de múltiplas placas gráficas montadas em simultâneo e, além disso, com um pequeno dissipador para as refrigerar!

Numa das laterais, como podemos ver, a HAF X possui uma side-window com uma fan de 200mm que ajuda em muito a fornecer a todos os componentes grandes porções de ar fresco.

Tal como as baías, todo o painel superior e frontal pode ser removido com o objectivo de aceder facilmente às respectivas fans e placa de circuitos do painel I/O. A Cooler Master criou uma placa de circuitos simples o suficiente para que a troca de conectores fosse tarefa fácil para qualquer um. Quem não possui a tecnologia USB 3.0 pode substituir os conectores pelos normais USB 2.0 e obter assim mais 2 entradas USB utilizáveis.

O painel I/O é constituído por uma porta e-sata, firewire, jack para microfone e phones, 2 portas USB 2.0 e outras 2 USB 3.0. Com a adição destas duas últimas, a Cooler Master tornou-se assim a primeira marca a introduzir tal tecnologia no painel frontal de uma caixa!

No painel superior, como podemos ver, temos o botão power, reset e fan/LED bastante robustos e de um toque muito preciso que podem ser escondidos por uma tampa deslizante podendo assim evitar algum shut down inesperado. A parte superior da HAF X suporta, sem qualquer tipo de modificações, radiadores de 240, 280 e até 360mm.

Na parte frontal da HAF X podem ser instalados até 4 equipamentos de 5.25” e, possuindo 2 “hot swap bays”, a Cooler Master apresenta-se com 6 baías de cobertura muito robustas, amovíveis e com filtros para minimizar intrusões de pó! Nas 4 superiores, a HAF X equipa-se com um mecanismo que nos permite “trancar” as drives de DVD ou qualquer outro tipo de dispositivo tendo para isso que carregar no botão respectivo. Sem parafusos, sem complicações!

Já as “hot swap bays” possuem buracos à medida para que possamos, através da inserção de parafusos, ajustar os nossos discos de 2.5” ou 3.5”. Todo este sistema é alimentado por conector molex que é conectado à parte traseira do circuito, juntamente com os cabos sata.

Mais abaixo podemos ver uma fan de 220mm com LEDs que, por sua vez, podem ser ligados ou desligados carregando no botão do painel frontal já acima referido. A fan possui também um filtro amovível para que possa ser limpo.

Já no fundo da HAF X, a enorme área de ventilação atrai todas as atenções. Ventilação essa que tem como objectivo principal arrefecer a nossa fonte de alimentação acima instalada e ajudar à circulação de ar fresco no interior da caixa. Juntamente com a HAF X vêm 4 rodas com travão que podem vir a substituir, como contacto com o chão, os pés em borracha se optarmos por mais mobilidade.

O interior desta maravilha é sobretudo espaçoso! A Cooler Master dá-nos, com a HAF X, a possibilidade de montarmos qualquer tipo de sistema não só comodamente como também com um grau organizacional muito elevado.

Como já referido, a zona da fonte de alimentação teve um especial apreço por parte da Cooler Master que nos possibilita montar a fonte com a fan virada para cima, podendo assim obter ar de todo o interior da caixa ou, no caso da utilização das rodas, montar a fonte com a fan virada para a grelha de forma a conseguir uma boa refrigeração.

Como sabemos, mesmo em caixas dotadas de um bom encaminhamento de cabos se torna muito complicada a tarefa de esconder tudo o que sai da nossa fonte de alimentação. Para isso, a HAF X apresentou uma excelente solução!

Conclusão

A Cooler Master chega até nós com esta imponente e autêntica máquina de refrigeração! Com um design bastante sóbrio e bem conseguido, capaz de se introduzir nos mais variados ambientes. A alta capacidade que tem para manter todos (literalmente todos!) os nossos componentes fresquinhos poderia implicar um ruído elevado mas nem aí a HAF X compromete. Como defeito, a forma como os conectores USB 3.0 do painel frontal têm de sair do interior da caixa para serem ligados na motherboard já na parte traseira da caixa. No entanto, a Cooler Master pode desculpar-se do facto de ainda não existir qualquer solução para esse caso e, querendo estar sempre na vanguarda, optou por introduzir esta tecnologia na HAF X, pelo qual nós agradecemos!

A crise está para ficar e numa configuração, é muitas vezes no valor da caixa que se vai buscar um melhor orçamento. É um facto que 160€ se revela um valor algo elevado mas, tendo em conta todo o equipamento que acompanha a HAF X, a qualidade da sua construção e as múltiplas possibilidades que nos oferece, é um preço que acaba por se revelar bastante justo para uma caixa que será, sem dúvida, para ficar! A alta quantidade de acessórios que a acompanham, juntamente com a comodidade que nos oferece na montagem dos mais variados tipos de sistemas, a HAF X coloca os seus criadores no topo do segmento e é por nós altamente recomendada!

0 Comentários a este artigo
  1. Só falta a essa caixa ser à prova de bala :O A caixa realmente tem um look bastante apelativo e agressivo e aparenta ter um sistema de refrigeração bastante bom também (se fizer menos ruído que os frigoríficos então até era um bom investimento para pôr la os iogurtes :O). Muito boa review bastante detalhada! Continuação de boas reviews 😉

    • Muito obrigado a todos por comentarem! De facto, foi uma review que gostei bastante de fazer pelas boas surpresas que esta caixa tinha guardadas para nós.
      Continuem a visitar-nos!

  2. Excelente analise! Parabéns David!

    Apesar de não ser o meu género de caixa, sei dizer que é uma boa aquisição para quem assim pretender. Sou mais da Fractal, e Lian Li, mais austeras.

    Cumprimentos!

  3. Adorei esta review!

    É efectivamente uma das caixas que mais gosto, e depois de ler esta review tenho a certeza que a irei comprar na minha próxima configuração. Muito obrigado!

    Abraço.

  4. Que brutal!

    Nunca tinha vixto uma caixa tão kitada! Impecábel. Dá para arrumar imenso material lá dentro, e parece que ainda sobra espaço.

    Parabéns pela review, tá do belo.

  5. eu comprei esse case, para fazer o upgrade do meu Pc, como moro numa cidade quente como o Rio de janeiro ela veio a calhar.
    >
    essa case vêm com 4 fans e ainda dá para por mais 3 fans opcionais somando um total de 7 fan’s.
    >
    paguei R$ 600,00 reais, um valor caro para os padrões brasileiros , mas vendo outros FULL CASE de outras marcas o valor estava bem próximo dos concorrentes e nem eram tão ventilados como HAF X.
    >
    está ai uma grana que gastei e que não estou nenhum pouco arrependido.

    • Olá Paulo Júnior, obrigado pelo comentário!
      A HAF-X é sem dúvida um monstro de refrigeração e como mora numa cidade quente e húmida é de facto um investimento muito bem feito e não tenho qualquer dúvida de que esteja satisfeito com a alta qualidade que tal caixa nos oferece. O preço pode parecer alto mas a curto prazo, a HAF-X pode provar-nos do contrário!
      Muitos cumprimentos e continue a visitar o nosso espaço para mais notícias e análises!

  6. Elah! Já chegamos ao Brasil! Fantástico! É realmente notável! Paulo Júnior, espero que tenhas gostado do site e que voltes mais vezes! Convida um amigo a visitar o nosso site e a nossa página do facebook! 😉 Brutalíssimo!

  7. Esse gabinete é só sucesso , e realmente é um gabinete de OUTRO MUNDO , bom espaço interno , ótimo sistema de refrigeração , etc.

    parabens pelo review!! bem detalhado.

    • Muito obrigado pelo incentivo e pela visita Caio! É sem dúvida uma das melhores do mercado e foi um prazer fazer a análise de um artigo como este.
      Mais uma vez obrigado e continue a visitar-nos!

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos