Home Guias Como preparar o seu PC para o Windows 10

Estamos a menos de uma semana da chegada do tão aguardado Windows 10 e a Microsoft já lançou a ultima build do seu novo Sistema Operativo para todos os participantes do programa Windows Insider. Se tem uma versão original do Windows 7, 8 ou 8.1 está habilitado a fazer uma actualização gratuita para o novo Windows 10. Vamos mostrar-lhe os passos cruciais para que tudo corra bem.

Microsoft-Executive-Talks-Windows-10-Pricing-466718-2

Devo actualizar ou devo permanecer com o que tenho?

É verdade que a versão Beta do Windows 10 deixou muita gente de pé atrás no que toca à sua utilização. Ora eram bugs , ora eram incompatibilidades , ou até mesmo simplesmente o não gostar da interface. Pois bem, lamentamos dizer-lhe, mas alguns destes problemas vão-se manter na versão final, pelo menos num prazo inicial. Na área da informática tudo é melhorado com o tempo e acima de tudo, com o feedback do utilizador. À medida que vão sendo reportados erros e falhas no produto, a empresa vai colmatando esses problemas…. Mas lá está, tudo leva um certo tempo.

A nível de performance , a Microsoft trabalhou arduamente para que este seu novo Sistema Operativo fosse muito mais rápido e poderoso do que qualquer outro anteriormente lançado. A verdade é que parece que conseguiram, e o Windows 10 tem tudo o que é necessário para ser um Sistema Operativo global, isto é, que corra bem tanto em máquinas poderosas como em máquinas mais pobres a nível de hardware. A única coisa que é necessária para manter todo este poder , é que a Microsoft continue a trabalhar arduamente nas actualizações tal como trabalhou até à fase de lançamento.

Na página oficial da Microsoft, as especificações mínimas para o bom funcionamento do Windows 10 são as seguintes:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou superior
  • RAM: 1 gigabyte (GB) (32-bit) ou 2 GB (64-bit)
  • Espaço Livre em Disco: 16 GB
  • Placa Gráfica: compatível com Microsoft DirectX 9WDDM 
  • Uma conta da Microsoft (Outlook, ..) e conexão à Internet

Se o seu computador não obedece a estes requisitos, provavelmente ainda deverá estar a correr o Windows XP e não é de todo aconselhado fazer uma actualização para um sistema operativo tão moderno, como é o caso do Windows 10. Já se o seu computador tem tudo o que é necessário mas mesmo assim ainda está reticente no que toca à actualização , aconselhamos que espere 1 ou 2 semanas após o lançamento do Sistema Operativo e leia comentários e criticas de outros utilizadores. Não há nada melhor do que ouvir quem já experimentou.

 

Ainda não fiz a minha reserva. E agora?

Não se preocupe, ainda vai a tempo  e a reserva é muito fácil de se fazer. Há inclusive este artigo, no próprio site da Microsoft que lhe explica passo a passo como obter a sua reserva gratuita do Windows 10. É tudo feito através de uma pequena aplicação que, no caso de ter as Actualizações do Windows activadas, provavelmente já estará na sua barra de tarefas , do lado direito , há algum tempo. No caso de não ter, a Microsoft avança 4 possíveis razões para o acontecido:

  • O seu computador não está actualizado com, pelo menos, o Windows 7 (SP1) ou Windows 8.1
  • As Actualizações Automáticas do Windows estão desligadas ou configuradas para não serem instaladas automaticamente
  • Você bloqueou ou desinstalou funções necessárias às Actualizações do Sistema
  • O seu Windows não é genuíno

GetStartedApp_Image_1x

Depois de reservada a sua cópia, os ficheiros necessários começarão a ser transferidos em segundo plano, a partir da da data de lançamento (espera-se que seja 29 de Julho).

Um Homem Prevenido vale por Dois

Tal como em actualizações anteriores de Sistema Operativo da Microsoft, passagens de um Sistema para o outro teoricamente não apagariam os seus ficheiros pessoais, a menos que desejasse efectuar uma instalação “from scratch” (do inicio). Isto teoricamente,claro …..

Aconselhamos vivamente que guarde os seus ficheiros pessoais importantes e aponte programas que tenha instalados, para que mais tarde possa recuperar tudo e colocar o seu ambiente como já tinha. Guarde “Serial Numbers” de programas, Passwords e favoritos, basicamente tudo o que conseguir, para que mais tarde não se possa vir a arrepender.

E se eu quiser fazer uma Clean Install ?

É normal que queira. Com o tempo e as sucessivas utilizações, os sistemas vão ficando cada vez mais lentos e uma formatação começa cada vez mais a ser pedida para que possa usufruir ao máximo da sua máquina. Pode descansar que a Microsoft pensou em si. A reserva que fez permite-lhe tanto fazer a actualização do seu Windows 7/8.1 para o Windows 10, como instalá-lo de raiz, não tendo para isso que pagar nem mais um tostão. Para isso, apenas terá que gravar a sua imagem do Windows 10 num DVD ou num dispositivo USB e usá-lo para instalar tudo de novo.

 

Bem, feito tudo isto está mais que apto para desfrutar ao máximo do novo Sistema Operativo da Microsoft. Tem duvidas? Tem Criticas? Diga-nos o que lhe vai na alma e tentaremos ajudá-lo!

 

2 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos