Home Hardware Fontes de Alimentação Antec HCG 900W

Introdução
Uma fonte de alimentação pode por vezes passar despercebida numa configuração mas é um dos componentes que mais atenção deve requerer por parte do utilizador final. Em tempo de crise não só económica mas também de recursos, a energia não deve ser tratada de ânimo leve e a compra de um PSU para alimentar o nosso sistema.

Sabendo que o mercado destes produtos é vasto, nem sempre é fácil escolher a solução que melhor se adapta às nossas necessidades e exigências. Neste campo, a Antec também tem uma palavra a dizer e além da já conhecida gama High Current Pro, adiciona também a gama High Current Gamer ao seu ainda pequeno leque de fontes de alimentação. Neste caso, vamos abordar a versão de 900W da gama gamer sendo que é a mais alta do segmento composto por 400, 520, 620, 750 e 900W respectivamente.

Embalagem e Conteúdo
A HCG 900 vem acomodada numa caixa de formato já habitual dotada de uma ilustração e de cores bastante agressivas. Na parte frontal da embalagem pode ler-se o modelo e a capacidade da fonte de alimentação tal como o logótipo da marca e o suporte para a tecnologia SLI da NVIDIA.

Na traseira da embalagem podemos ler as especificações do produto em várias línguas tal como os componentes que acompanham a peça principal.

Na parte lateral, a marca enuncia vários destaques e tecnologias que dão valor e podem destacar este produto no vasto mercado.

Em Detalhe
Começando pelo que salta mais à vista, o esquema de cores desta fonte de alimentação foi muito bem conseguido e enquadra-se muito bem com a gama em que se insere. A textura é algo rugosa, o que dá sempre a sensação de uma maior robustez por parte do material. Apesar de não ser modular, a Antec tem todos os seus cabos bem sleevados e, dentro do possível, podem ser organizados sem qualquer problema.

Todos os cabos vêm bem presos com um acessório em plástico que poderá ser usado posteriormente para voltar a segurar pontas soltas depois da instalação da fonte. A fan de 135mm no topo é de rolamentos duplos e silenciosa quanto baste.

Especificações
Além das especificações, podemos ver também a tabela de output que a marca anuncia para este modelo da HCG.

Classificada com bronze pelo pela 80plus.org, a Antec consegue já um elevado rendimento tendo em conta gama em que está inserida.

A Antec implementou na gama High Current Gamer uma vasta gama de tecnologia de ponta para aumentar a durabilidade, rendimento e fiabilidade do produto. Num mercado tão competitivo como o do hardware, nenhum aspecto pode ser descorado e qualquer pequeno pormenor pode deixar a marca sem margem para competir.

Testes
Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação pois o melhor será passarmos para o único parâmetro cujo teste está ao nosso alcance, a quantidade de ruído por ele produzido.

Ruído
Como fonte de alimentação que tem como alvo o público gamer, a HCG não tem como objectivo principal ser extremamente silenciosa mas, mesmo assim, todos nós temos a noção de quão valioso se pode tornar o silêncio da nossa máquina quando decidimos efectuar algum trabalho ou ver um filme.

Um baixo nível de ruído é algo importante e será sempre uma mais valia de uma fonte de alimentação caso esta o consiga conciliar com toda a restante tecnologia. Neste caso, feitas as medições, a fan de 135mm que refrigera a High Current Gamer da Antec revelou um desempenho bastante positivo não debitando mais do que 45dB em Full Load e de 30dB em idle.

Considerações Finais
A Antec demonstra com esta gama de produtos que consegue atacar o mercado de uma forma consistente com um produto de qualidade dotado de um bom equilíbrio. Com potência para dar e vender, a HCG não nos chocou com o ruído efectuado e apresenta níveis de rendimento uns furos acima da média! Apesar de ser uma fonte de grandes dimensões, possui um design e esquema de cores bastante agressivo, apelativo e que decerto ficará muito bem após ser instalada. Os cabos são de qualidade e muito bem sleevados para uma elevada protecção tanto na instalação como durante toda a utilização.

Peca, claro, por não ser modular e por não oferecer todas as vantagens de uma fonte modular no acto da montagem e da organização. O valor desta fonte também me parece ainda algo elevado tendo em conta outros produtos semelhantes. De qualquer das formas, a topo de gama da High Current Gamer está de parabéns pois consegue inserir-se muito bem entre os gigantes concorrentes!

Espero que tenham gostado e, como sempre, despeço-me agradecendo à Antec por nos ter enviado o sample que aqui foi analisado.

0 Comentários a este artigo
  1. Grande apresentação David! Apesar das dificuldades em analisar fontes, devido à falta de equipamentos de análise, acho que conseguiste abordar os pontos chave.

  2. Sim eles carregam no preço mas tanto quanto eu tenho visto há certos modelos que valem mesmo a pena sob outras marcas!

  3. Bom trabalho parabéns !
    Mas Passo-me da cabeça com estes consumos … acho que se devia procurar que o conjunto não consumisse tanto W… Acho que devia ser e ter mais peso o menor consumo e melhor performance .. tipo ter um conjunto( um pc ) a correr um destes últimos jogos ,hdmi,etc… mas com menos consumo …

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos