Home Hardware AMD Phenom II X6 1075T

Introdução

A AMD está viva! Ao implementar melhorias constantes no seu processo de fabrico, a AMD consegue lançar novos modelos e revisões com melhor desempenho, mais velocidade e a carregar menos na despesa da luz. A marca guardou então para o último dia de Verão, o lançamento de vários processadores das suas mais variadas famílias de produtos. Há novidades em dual core, triple core, quad core e hexa core.

Como o título indica, esta review é dedicada apenas ao novo AMD Phenom II X6 1075T, o novo modelo com seis núcleos. Este modelo vem para ocupar o espaço deixado entre o 1055T e o 1090T, tanto em termos de preço como performance, para melhor responder às exigências do cliente que procura aproveitar da melhor forma o dinheiro que ainda resta na carteira, sem olhar a fanatismos nem cores.

Estes pequenos lançamentos e actualizações de velocidade contribuem também para a descida de preços nos restantes modelos e estou certo que todos agradecemos quando isso acontece e calha na altura em que estamos mesmo a precisar de comprar um processador novo.

Apesar da liderança absoluta em termos de desempenho em processadores de desktop estar relativamente longe, a AMD, para já, não pretende sequer disputar essa coroa. A estratégia da AMD é focar a sua energia em oferecer a melhor relação preço/desempenho e nesse campo a só tem alcançado vitórias. Neste momento, consegue vender um processador com 6 núcleos físicos ao preço de um concorrente com 4 núcleos. Os profissionais que utilizam software capaz de aproveitar bem os núcleos já devem estar a esfregar as mãozinhas…

Este processador, 1075T, tira partido da tecnologia Turbo Core e por isso consegue escalar até aos 3.5GHz automaticamente. A velocidade default para os seis núcleos é de 3.0GHz, o IMC (controlador integrado de memória) e o HT link ficam pelos 2.0GHz. O processo de fabrico já é mais do que nosso conhecido mas a AMD ainda não conseguiu andar para a frente nesse aspecto. Temos então a tecnologia SOI a 45nm num die com 346mm2. Quase que faltava mencionar que este processador é para motherboards socket AM3! Claro que a AMD assegura retro-compatibilidade com AM2+…

Recomendo a leitura do artigo sobre o AMD Phenom II X6 1090T para perceber melhor as especificações dos processadores AMD e também para conhecer o enquadramento destas novas máquinas nas plataformas AMD!

Nas próximas páginas vamos ver se a AMD conseguiu uma boa ponte entre os modelos 6-core já existentes e se o preço recomendado de 245USD será justo para este silício.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

0 Comentários a este artigo
  1. Review de um processador com teste de azoto included, é qqr coisa.
    Muitos parabéns. Não comento o phenom, limito-me a congratular a excelente review

  2. Ah grande 965, o animal ainda não desarma. 😀 E parece que ainda não é desta que me despeço do meu C2… muito menos com um D14 em cima para lhe tratar da febre. Mas é bem este 1075T, mais opções para o pessoal decidir melhor ao comprar.

    • Obrigado pelos comentários 🙂

      @David Soeima Podes crer que foi o primeiro de muitos 😀 Quero ver se passa a ser standard por estas bandas!

      @Tiago NevesEstou longe de ser um master mas lá me vou tentando desenrascar! As memórias ficam muito perto do pot e acabaram por dar problemas e obrigar-me a acabar mais cedo do que previsto… Também utilizei o Venom 5.0 que ocupa mais do que o F1 EE. Mas pronto, foi sempre nos -190ºC 😀

      @MAXLD O 965 que usei é da revisão C3 🙂 O teu ainda deve ser ligeiramente mais quente e deve consumir mais… Tens de actualizar pelo menos para o C3! Ou então vai para o AMD Phenom II X4 970 (3.5 GHz)

      @enikmasterO 1090T tem a vantagem de ser Black Edition… é muito mais fácil para puxar pelo bicho 🙂

  3. @Marco André
    Sim, 140 TDP vs 125 TDP, mas pela diferença e com o D14 em cima, não me compensa estar a trocar pelo C2. Vou esperar mais uns tempos e ver as novidades AMD que estão para chegar. 🙂 Vê se arranjas uma pre-sample depois, para ver o potencial deles. 😉

  4. Este site está cada vez melhor. Reviews de extrema qualidade, testes com ln2, e agora, comentários do luminoso.

    it’s way too much

    • Também existe a versão Black Edition mas o preço acaba por se aproximar demasiado do 1090T BE…

      Segundo um post no XS:

      HDT75TFBGRBOX = Not BE
      &
      HDT75ZFBGRBOX = BE

      aRkangeL, depois não te esqueças de mostrar até onde consegues esticar o processador! Pelo que vi, parece acima da média!

  5. Boas 😉

    Parabens pela review…
    No outro dia tive a montar uma maquina onde o cpu foi um AMD X6, a uns 3.2GHz, de stock…
    que pena, o dono da maquina nao me deixou brincar um cadinho com ele 🙁 mas ainda o vou convencer xD Talvez essa máquina vá levar com WC em cima.. caso isso aconteça vou tentar fazer uns testes a ar, e outros a agua…

    Depois dou noticias.
    Cumprimentos 😉

  6. Sim esse mesmo =P

    eu á bocado quando fiz o comment tava no trabalho, nao deu pa perder grande tempo a pensar no nome do “bichinho”… 🙂

    Ultimamente tenho tido pouco tempo para “estas coisas”, por isso que tenho andado desaparecido lol mesmo pelo msn mal passo agora.. 😉

    abr

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos