Home Hardware AMD HD6950 1Gb

O mercado das placas gráficas tem estado bem agitado nos últimos meses. A AMD lançou recentemente a HD6950 1GB para se manter dona da solução com melhor relação preço qualidade depois da introdução da GTX560 Ti por parte da NVidia.

Este mercado é alimentado por todos os entusiastas que procuram aproveitar ao máximo os jogos para PC, de forma a terem uma experiência que os absorva e tão próxima da realidade quanto possível! E os jogos que temos hoje em dia disponíveis… São cada vez mais próximos disso!

Esta nova placa gráfica é em tudo igual à já conhecida HD 6950, sendo que a única diferença está na redução de memória. A memória RAM é um dos componentes que encarece as placas gráficas, com a redução de 1GB, a AMD consegue reduzir o preço de venda deste modelo e deixar os interessados em comprar a GTX560 Ti, indecisos até à última hora!

Portanto num breve resumo das especificações, podemos contar com uma frequência de 800MHz no núcleo, 1250MHz nas memórias (5GHz efectivos), 1408 Stream Processors, 2,64 mil milhões de transistors num die com 389mm2 e um TDP de 225W.

Para quem segue os produtos ATI, que num passado recente mudou oficialmente para AMD, tem notado algumas novidades na nomenclatura. Se alguém já esteve nas Caraíbas ou se costuma ligar a televisão vai facilmente associar o nome deste GPU a umas das nas Caraíbas! Este GPU Cayman, nas suas variações PRO e XT, tem dado vida a uma vasta gama de modelos AMD, que incorporam os modelos de topo série HD 6900, que tem conseguido conquistar o seu espaço no mercado entusiasta.

A lentidão na entrada deste modelo nas lojas está relacionada com o escoamento da versão de 2Gb. Como em termos de performance são muito idênticas e apenas em situações específicas, tais como a utilização das tecnologias Eyefinity e CrossFireX e outras situações que permitam resoluções incríveis e Anti-Aliasing elevado é que se nota a limitação na RAM, é preciso terminar o stock da versão de 2Gb ou esta vai ficar na loja a ocupar prateleiras.

Em termos de arquitectura houve mudanças significativas no GPU, que já aconteceram na altura do lançamento da HD6950 original e da HD6970, mas em termos de interface de memória ficou tudo na mesma.

Em termos de aspecto podemos ver o dissipador a todo o comprimento da placa, com linhas essencialmente rectas. São 27cm de placa gráfica, bem imponente! No entanto, tendo em conta as características deste modelo é espero que os parceiros apresentem várias opções com os seus dissipadores personalizados e mesmo PCBs diferentes do de referência.

Neste sample de review, podemos encontrar um pequeno interruptor para trocar de BIOS, oxalá as versões dos parceiros também tenham esta opção à distância de um interruptor. Ao lado deste interruptor temos os já habituais dois conectores CrossFire.

Para alimentar esta placa gráfica são necessários 2 conectores de 6 pinos.

A nível de conectividade é precisamente igual à versão com 2Gb, ou seja, tem dois conectores DVI, dois DisplayPort e também HDMI. É assim uma placa gráfica preparada para Eyefinity!

Testes, Overclocking e Resultados

É certo que conhecer a placa gráfica é importante mas um dos factores com mais peso na hora da escolha, é sem dúvida o desempenho! Neste artigo tentamos traduzir em números a capacidade desta placa, recorrendo a alguns jogos e outros benchmarks populares.

Em termos de metodologia seguimos sempre a mesma linha, mesmo que a última review de placas gráficas já esteja um pouco distante. Para avivar a memória, os resultados que aqui apresentamos são a média dos valores obtidos nas 3 vezes que corremos cada teste. Só nos resultados com overclock não adoptamos este método.

Como não nos foi facultada nenhuma placa gráfica da NVidia capaz de competir com a AMD HD 6950 1GB e visto que muitos utilizadores continuam indecisos entre trocar ou não a sua HD 5870, vamos utilizar uma para fazer a comparação e tentar dar uma melhor ideia do desempenho conseguido.

Sistema de Testes:
Motherboard: Gigabyte 890FXA-UD7
Processador: AMD Phenom II X6 1090T @ 4.0GHz
Memória: Kingston T1 HyperX 2000MHz CL9
Placa Gráfica: AMD HD6950 1Gb e AMD HD5870 1Gb
Disco: Kingston SSDNow V+ Series 64Gb
Fonte de Alimentação: Enermax Revolution85+ 1050W

Jogos

Muitos dos clientes desta nova placa, querem essencialmente jogar grandes títulos com definições gráficas no máximo ou perto disso. Como são uma excelente fonte de entretenimento e divertimento, deixo alguns resultados de alguns dos jogos onde dedico algum tempo

Aliens vs Predator

Battlefield Bad Company 2

DiRT 2

FarCry 2

Stalker – Call of Pripyat

Suites Futuremark

Estes benchmarks são alguns dos títulos mais conhecidos da Futuremark e permitem apurar a competência da placa gráfica e do sistema em geral e comparar numa imensa base de dados com resultados de todo o mundo.

3DMark 03

3DMark 05

3DMark 06

3DMark Vantage

Outros

Como nem tudo é divertimento…

Cinebench R11
O cinebench permite utilizar um exemplo de renderização para ficar com uma ideia do desempenho desta placa.

Unigine Heaven
Mais uma das aplicações que entra nas comparações do HWBOT.org

Overclocking

Em termos de overclocking, sem alterar as voltagens default, a escalada é bastante fácil. Digamos que os iniciais 800MHz no core, são uma brincadeira para o Cayman. Sem grandes demoras chegamos a uma frequência estável de 932MHz no núcleo e 1365MHz nas memórias, suficientemente estável para correr as suites da Futuremark.

Para perceber melhor a diferença de desempenho que este overclocking ligeiro e sem grande nível de risco proporciona, relembramos que a mesma placa, em default conseguiu 18850 marks no exigente 3DMark Vantage. Com overclocking, eis o resultado:

Para comparar a diferença de desempenho em jogos, podemos tomar como exemplo o rigoroso benchmark do STALKER – Pripyat Call:

Para breve esperamos ter oportunidade de levar esta gráfica ao tratamento de frio para saber ao certo quanto é possível espremer dela.

Conclusão

A AMD preparou um bom produto para acompanhar o lançamento da GTX560 e emboscou a NVidia em termos dos preços praticados. Mesmo assim ainda é uma escolha complicada pela proximidade dos modelos mais baratos e dos modelos mais caros. Estamos a falar de uma diferença a rondar os 30€…

Interessante o facto deste modelo manter as duas BIOS e a troca estar à distância de um pequeno switch.

A conectividade que esta placa oferece pode ser considerada como vasta e, sem dúvida, muito superior à concorrência especialmente pelo facto de ter HDMI nativo e duas saídas DisplayPort.

Apesar de mostrar a sua vulnerabilidade com o aumentar da resolução, também é certo que quem investe num sistema com vários monitores, não vai poupar na placa gráfica e a HD6950 não será certamente a primeira escolha.

Em comparação com a HD5870, o desempenho não sofre um aumento por aí além nas condições utilizadas durante os testes. O novo design de shaders, conhecido como VLIW4 não trouxe para já grandes melhorias mas ainda tem uma enorme margem de progressão e vantagens na ocupação do espaço e por isso deve ser tido em conta. Esta placa está preparada para o futuro, onde os jogos vão abusar da tecnologia tessellation.

A temperatura é um factor que vai acabar por limitar o overclock neste design de referência e o ruído e bastante intenso com a ventoinha acima dos 45%.
Uma pequena nota sobre o AMD Catalyst, os limites de overclock permitidos são muito baixos e obriga à utilização de outros softwares para chegar a uma frequência mais interessante mantendo o sistema estável. Considero o TriXX da Sapphire uma ferramenta interessante e alternativa ao já conhecido RivaTuner e MSI Afterburner.

Alguém já actualizou para a HD 6950? Qual a vossa opinião sobre a série HD6900 da AMD?

Um agradecimento à AMD por ter cedido este sample para review.

0 Comentários a este artigo
  1. pois… não sei… qual foi a resolução que usaste? assim à primeira vista não parece que vale a pena trocar a 5870… só os jogos que estão para sair é que poderão fazer essa diferença. agora, quem estiver para comprar uma gráfica nova é que poderia ficar indeciso entre estas duas mas nesse ponto a 6950 será a escolha mais lógica.

  2. P: Alguém já actualizou para a HD 6950? Qual a vossa opinião sobre a série HD6900 da AMD?
    R: Respondendo à tua pergunta, sim, actualizei de uma 4870 1GB para uma 6950, mas a versão é 2 GB. Pelo meio chegai a testar uma gxt460.
    É um boost notável esta serie 6900. OC ainda nao fiz muito fiquei pelos 880/1375 (default 6970), isto porque está unlock bios.
    Temperaturas em full chega lá ao 75/80º em idle fica no 30/35º, a caixa também é pequena, influencia tudo um pouco.

    Boa review 😉
    Cumprimentos

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos