Home Guias 10 maneiras de aumentar a capacidade da bateria no iOS5

Depois do lançamento do iOS5 por parte da Apple foi apontado por muitos o facto de o novo sistema operativo não ser tão eficiente em termos de poupança de bateria como o anterior iOS4. Na realidade, existe um acréscimo de consumo por parte deste novo software mas que facilmente pode ser contornado com uns tweaks nas nossas definições. Aqui vamos enunciar 10 maneiras de o fazer que deverão ser seguidas ou não mediante a utilização que queremos dar ao smartphone.

1 – Desactivar o serviço de localização
Muitas aplicações como a câmara, mapas e muitas outras localizam-nos sempre utilizando o GPS incorporado no nosso iPhone. O que devemos fazer é desactivar essa localização totalmente ou na aplicação que não necessitamos que nos localize. Para isso devemos ir a Definições >> Serviço de Localização e desligar o que não necessitamos ou mesmo totalmente este serviço.

2 – Desligar o Bluetooth
Manter o bluetooth ligado sem que o estejamos a utilizar vai consumir-nos a bateria de uma forma indesejável devido à constante procura por parte do iPhone por novos dispositivos emparelháveis. Para desligarmos o bluethoot basta-nos aceder às Definições >> Geral >> Bluethoot e desligar.

3 – Ligar o controlo de brilho automático
Nem sempre necessitamos do brilho do nosso LCD no máximo. O iPhone faz uma boa gestão da luminosidade do LCD e podemos deixar a seu cargo essa função sendo que em ambientes com muita luz vamos poupar bastante bateria. Para tal, basta acedermos às Definições >> Brilho e ligar o Auto-Brilho.

4 – Desactivar Restrições
Nas restrições existe um serviço Ping que nos consome bateria sem darmos por isso. Podemos desactiva-lo facilmente acedendo às Definições >> Geral >>Restrições e desactivar na totalidade ou individualmente o serviço Ping que se encontra logo depois do serviço iTunes.

5 – Desligar a sincronização iCloud
O iCloud foi um serviço que apareceu juntamente com o iOS5 e que nos permite sincronizar automaticamente os nossos arquivos com todos os nossos equipamentos de uma maneira wireless. No entanto, tal pode também ter efeitos negativos na nossa bateria e podemos ajustar o serviço às nossas necessidades ou até mesmo desliga-lo por completo se não o utilizamos. Para tal, Definições >> iCloud e desligamos ou estabelecemos bem as prioridades.

6 – Desligar o ajuste de fuso horário
Se não desligámos a localização por completo e, ao invés disso o fizemos a algumas aplicações, temos de ter em atenção os ajustes automáticos do fuso horário sendo que o nosso iPhone procurará sempre o fuso horário correcto para a localização actual. Tais tentativas consomem bateria e podemos desliga-las acedendo novamente às serviços de localização em Definições >> Serviço de Localização >> Serviços de Sistema e desligar Definir fuso horário.

7 – Desligar os relatórios de diagnóstico e utilização
O iPhone guarda periodicamente relatórios de diagnostico e utilização que ajudam a Apple a melhorar os produtos e serviços enviando todos os dias automaticamente dados. Nesses dados, é possível que sejam incluídas informações de localização. Este serviço tem também influência na autonomia da nossa bateria e devemos desligar. Definições >> Geral >> Informações >> Diagnóstico e utilização e seleccionar Não enviar.

8 – Desligar 3G e dados móveis
Este passo destina-se a quem não utiliza dados móveis e 3G ou para quem o faz raramente. 3G e dados móveis são o que mais consome a nossa bateria e devemos ter uma boa gestão dos mesmos, mantendo tudo desligado se não estiverem a ser utilizados. Para tal basta irmos às Definições >> Geral >> Rede e desactivar “Activar 3G” e dados móveis.

9 – Desactivar notificações Push
Se não quisermos que o nosso iPhone procure constantemente por actualizações como por exemplo novos mails devemos escolher o intervalo de tempo que queremos que o faça ou simplesmente desligar essa sincronização automática trocando a mesma para manual para que o iPhone só procure novos mails e actualizações quando a aplicação estiver a ser utilizada por nós. Para isso, Definições >> Mail, Contactos, Calendário >> Obter dados novos e desligar o Push ou escolher Manualmente, no caso de não querermos definir um intervalo fixo para tais actualizações.

10 – Desligar a vibração
Por último, para quem utiliza o iPhone com som, pode ainda desligar a vibração para que de todas as vezes que seja notificado poupe bateria nesse aspecto, já que a está a consumir no som. Para desligar a vibração devemos às Definições >> Sons e desligar a vibração.

Neste momento, posso acrescentar que ganhei muitas horas extra de autonomia no meu iPhone e aconselho toda a gente a efectuar pelo menos 5 passos dos 10 aqui descritos pois vão certamente notar diferenças. Espero que este guia vos tenha sido útil e se conhecerem mais maneiras de poupar bateria deixem comentários e opiniões.

Artigos relacionados
17 Comentários a este artigo
  1. Não só este guia é útil para o iOS5 mas também para a chegada dos novos iPhone 4S que, já é um facto, consomem mais bateria do que os antigos iPhone 4. Espero que seja útil a alguém!

  2. Há coisas desnecessárias, ha coisas que até fazem jeito ou que gostamos de manter activo. Neste caso eu manteria apenas activo o serviço de localização para a câmara e metereologia, por exemplo.
    David, despois diz aí quanto tempo te aguentou a bateria.

    • Ainda bem José. Eu notei muitas melhorias ao efectuar alguns destes passos. Mesmo sem desligar o 3G, acabava por conseguir mais de 48h de autonomia no 4 e mais de 35 no 4S ! 😀
      Continua a visitar-nos e obrigado pelo comentário

  3. Espero ter encontrado soluções para o melhor desenpenho para o meu iPhone.

Deixar um comentário

Outros Artigos